sábado, 1 de junho de 2013

Classificação das aparições

 O que é fantasma?

 Fantasma é na verdade a aparição de um espírito de uma pessoa morta ou mesmo de um animal morto. Como geralmente as aparições remetem medo nas pessoas, essas aparições recebem o nome de fantasma. Os fantasmas podem aparecer a qualquer momento e em qualquer local.
Claro que as aparições ocorrem geralmente de maneira acidental e em boa parte, através de dispositivos digitais como câmeras fotográficas e filmadoras. Os fantasmas também necessitam de uma fonte de energia pra se manifestarem visivelmente, e essa fonte se chama ectoplasma (uma fonte de energia que emana de seres vivos, principalmente humanos).

Fantasma no bosque
(clique na imagem para ampliá-la)


 O que é assombração?

 Assombração são também fantasmas, mas diferentemente dos mesmos, as assombrações só aparecem em uma certa localidade (e esta localidade fica denominada assombrada). As assombrações ficam presas a essas localidades por algum fator: por bens materiais deixados (ou mesmo pela casa que habitava quando vivo); por morte violenta no local da aparição; por desconhecer da própria morte; entre outros fatores. Quando a assombração em vida teve uma morte trágica, geralmente ela aparece com aparência grotesca e medonha, e em geral do mesmo modo em que foi encontrada morta. Se a assombração é presa a habitação onde morava, ela pode aparecer com uma aparência assustadora, de modo a assustar e expulsar curiosos e invasores.

Assombração em hotel abandonado.
(clique na imagem para ampliá-la)


 O que é orbes?

 São uma forma mais simples de aparição de espíritos. Geralmente esses espíritos aparecem com uma forma arredondada, e suspensa no ar (como uma bolha de sabão. Há casos de aparições de orbes, que se pode notar o rosto do espírito que o forma. São bem mais comum esse tipo de aparição, desde que usado um dispositivo digital para captura.

Orbe
(clique na imagem para ampliá-la)


 O que é Poltergeist?

 Poltergeist é a manifestação material produzida por um espírito (fantasma). Em geral o fenômeno de poltergeist constitui em suspensão no ar de objetos leves ou pesados; pancadas em móveis e objetos e ruídos (em geral passos ou vozes); destruição de objetos sem motivo aparente; mal cheiro; etc... Há vários fenômenos de poltergeist em várias casas pelo mundo, e geralmente esse fenômeno ocorre em casas onde ocorreram assassinatos (casas que registram atividades de poltergeist são consideradas assombradas); ou mesmo devido a presença de alguma pessoa (viva), que de alguma forma é acompanhada por um espírito que produz o fenômeno.

Fotografia tirada durante manifestação poltergeist 
durante investigação em uma residência
(clique na imagem para ampliá-la)

Nenhum comentário:

Postar um comentário